Sobre nós

Caracterização do serviço:

O CREAS constitui-se numa unidade pública estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios, articular os serviços de média complexidade, operar a referência e a contra-referência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por equipe multiprofissional de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

Formas de Acesso ao Serviço: por identificação e encaminhamento do CRAS, dos serviços de proteção e vigilância social; por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e demanda espontânea.

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Abrangência: Distrital

Endereço: Rua Vigário Espinosa, 239. São Sebastião - Pesqueira PE.

CEP: 55.200-000

Fone:

(87) 3835-8746

.

 


HISTÓRIA DO PROJETO NO MUNICÍPIO

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foi implantado no município de Pesqueira em Dezembro de 2005. É integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientações e acompanhamentos a indivíduos e famílias com ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O CREAS tem como objetivo:

  • Fortalecer as redes sociais de apoio da família;
  • Contribuir no combate a estigmas e preconceitos;
  • Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social;
  • Prevenir o abandono e a institucionalização;
  • Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.

Nossos usuários

Usuários: Famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, dentre eles a violência física, psicológica, sexual, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.


Contato

creaspesqueira